sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Shadow dancer (2012)

Realizador: James Marsh's
Actores: Clive Owen, Andrea Riseborough


Um filme sobre a realidade da Irlanda do Norte, no tempo do IRA.

O início do filme é marcante. Collette criança pede ao seu irmão mais novo para ir comprar cigarros par o pai, já que está muito ocupada a fazer colares. O irmão acaba por ser baleado. Na cena seguinte, Collette já é uma mulher, que transporta uma mala pelo metro de Londres, acabando por a abandonar numa escada. Nesta altura ficamos a saber o que era transportado nessa mala.

Nesta acção ela acaba por ser apanhada e levada junto a um agente do MI5, que lhe dá a opção de prisão perpetua ou regressar à Irlanda e tornar-se informante, sendo que será garantida a sua segurança e do filho desta.

Esta acaba por aceitar esta proposta e apartir daí desenrola-se toda a história do filme. O IRA a desconfiar do informante, o agente do MI5 a descobrir que o acordo que estabeleceu com esta informante nunca será mantido pelo governo britânico, face aos custos que acarreta e a tensão emocional que perpassa por Collete na sua tentativa de sobreviver nestes dois lados opostos.

Mais um filme em que o sujeito é a violência do IRA. Quem será o primeiro realizador a ver o reverso da história? O lado social, sem tocar na vertente violência?

Sem comentários:

Enviar um comentário