sábado, 9 de julho de 2011

Rumo à liberdade

Realizador: Peter Weir
Actores: Jim Sturgess, Ed Harris, Colin Farrell, Dejan Angelov, Yordan Bikov, Dragos Bucur, Sattar Dikambayev, Sally Edwards, Valentin Ganev, Igor Gnezdilov, Mariy Grigorov


Filme épico baseados em factos reais, relata a história da fuga de um grupo de prisioneiros políticos de um Gulag Soviético em 1940, em pleno regime estalinista.  Percorreram 6.500 km através do frio da estepe siberiana, do calor tórrido do Deserto de Góbi na Mongólia, atravessando os Himalaias sendo o destino o Tibete (Lhasa), através de território hostil, sempre em fuga.

Boas actuações de Jim Sturgess no papale de um soldado polaco, que tem como objectivo regressar a casa, para poder perdoar a esposa pelo facto de o ter deletado, aquando da sua prisão pelos soviéticos. Só ele a poderia perdoar, já que ela própria não o poderia fazer. Colin Farrell numa boa interpretação de um criminoso russo, que se prende a ele próprio, incapaz de se libertar e que acaba por ficar em território soviético. 

Nesta história sente-se a ânsia da liberdade, do Homem morrer livre, seja em que condições for. Uma história de persistência, coragem e sobrevivência humana. Um filme duro em certas alturas sufocante, com um bom ritmo, tendo a dada altura da travessia do deserto me perdido e achado que estava a ser extenso demais.

A qualidade da fotografia é impressionante, em que a Natureza surge ela própria como uma personagem. Do realizador de “Master and Commander” e “O clube dos Poetas Mortos”, em que através da adaptação de um romance de Slavomir Rawicz., relata-nos uma viagem épica.

Sem comentários:

Enviar um comentário