domingo, 7 de dezembro de 2014

De Molière em bicicleta - 2013

Realizador: Philippe Le Guay
Actores: Fabrice Luchini, Ged Marlon



Valence, um famoso actor francês de sucesso, decide montar uma peça de Moliere, "O Misantropo". Sendo seu o papel principal, a escolha adequada para o papel de Filinto, recaí sobre um amigo actor, já retirado dos palcos - Serge Tanneur.

Ao chegar à Ilha de Ré, onde Serge vive na casa de um tio já falecido, inicia-se todo o processo para que este aceite regressar à vida de actor, aceitando o papel de Filinto. Para Tanneur o meio artístico está cheio de falsidades, hipocrisias e grandes vaidades, das quais se refugiou.

Um filme que não só nos faz deliciar com o texto de Moliere, mas também com o grande trabalho destes dois actores e que nos deixa reflectir sobre a amizade, a hipocrisia e o amor.

De não perder a interpretação de Alceste por parte de Luchini.

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

The last will and testament of Rosalind Leigh

Realizador: Rodrigo Gudino



Com a morte da sua mãe de quem se afastou totalmente ainda em criança, um coleccionador de antiguidades, regressa à casa desta. A primeira coisa com que se depara é que a mãe comprou todos os objectos que ele foi comercializando. Com o decorrer do tempo, apercebe-se que a mãe se encontrava envolvida num estranho culto.

Sendo céptico, depara-se com o fato da mãe o andar a tentar contactar através de alguns dos objectos da casa, que lhe vão dando mensagens.

No geral, o filme é muito aborrecido, sem nada de entusiasmante, nem conseguindo criar um clima de suspense. Com o decorrer do filme há cenas verdadeiramente hilariantes.



The squid and the whale

Realizador: Noah Baumbach
Actores: Jeff Daniels, Laura Linney, William Baldwin, Jesse Eisenberg.



Um casal a desmoronar composto de um grande romancista, que já não consegue ser editado e a sua esposa, que está a despontar para o sucesso. Por este processo de separação, os dois filhos do casal vêm-se perdidos e ambos vão ter aprender a lidar com as suas emoções. Uma nova aprendizagem.

O filho mais velho completamente deslumbrado pelo grande romancista e conhecimentos do seu pai. Quem não conhece ou já conheceu gente assim, sem "vibrato", que se limita a debitar conhecimentos académicos, obtidos de relance, sem de nada saberem. O filho mais novo, que chama a atenção dos pais através de comportamentos desviantes.

Um drama familiar que nos relembra velhas histórias, vivências e pessoas.


sábado, 27 de setembro de 2014

The Prestige

Realizador: Christopher Nolan
Actores: Christian Bale, Hugh Jackman, Scarlett Johansson, Michael Cain.



Em pleno sec. XIX, Londres vai conhecer a batalha entre dois mágicos, que culmina na descoberta do truque, do prestige do outro. Conta-se esta história repleta de pequenos detalhes, a que Nolan já nos habitou, a um bom ritmo que de imediato nos prende.

Toda a caracterização da época está fabulosa, chegando mesmo a sentir os odores dos locais que nos vão surgindo. Para isso, também conta a boa interpretação dos actores, que não sendo nada de arrebatar, consegue também servir de isca, que nos capta.

Desenrolando-se a história à volta de um truque em concreto de magia, também nós acabamos por pretender desvendar esse mistério.


sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Kon-Tiki

Realizador: Joachim Ronning, Espen Sandberg



Este filme relata a expedição do explorador norueguês Thor Heyerdahl, que em 1947, demonstrou que a colonização da Polinésia, poderia ter sido efectuada por mar, por nativos do Peru. Efectuo a expedição com os mesmos meios que os Tiki teriam utilizado na altura, uma jangada de balsa e os ventos leste-oeste.

Uma filmagem linda, com umas pinceladas ligeiras na apresentação de cada elemento desta expedição. Aqui se demonstra o que a vontade humana pode conseguir e a importância dos objectivos e do acreditar em algo. Querer mais e sempre mais.

Um filme muito bonito a não perder.




quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Efeitos secundários

Realizador: Steven Soderbergh
Actores: Jude Law, Catherina Zeta-Jones, Channing Tatum



Emily entra em profunda depressão, após a libertação do marido, por suposto crime económico. o que a leva a ter que deixar o estilo de vida que tinha antes. Neste cenário, surge o psiquiatra que a vai tratar, com uma nova medicação. Entre os efeitos secundários constava o sonambulismo, em que a leva a assassinar o marido.

Neste cenário desenrola-se a história dita de suspense.

Na realidade confesso que não gostei do filme e não lhe consigo apontar nada de interessante ou marcante.

Stoker

Realizador: Chan-wook Park



Um thriller psicológico de um realizador sul-coreano, em que as personagens surgem de uma forma não linear e se vão mostrando ao longo do desenrolar da história. Deixou-me curiosa para ver outros filmes deste realizador, para mim desconhecido.

A personagem principal India, anseia pela chegada da liberdade da idade adulta. Descoberta já a tensão da parte sexual nesta jovem, no entanto, com o aparecimento de um tio desconhecido, é lhe apresentada a violência.

Gostei particularmente do modo de filmar e do cuidado na escolha dos planos, das cores, das texturas. Esta sim, já uma característica conhecida dos filmes orientais. Este apresenta outro nível de simbologia de teor mais sexual, como o cinto e a cena de India e o tio a tocarem ao piano a quatro mãos. Um cuidado muito estilizado.




quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Um feliz evento

Realizador:  Rémi Bezançon



O filme é baseado no livro de Eliette Abecassis, que mostra com a mais crua verdade os altos e baixos da maternidade, até ao culminar da perca de identidade enquanto pessoa, ou mesmo do casal.

Tal como surge no filme, qual é o início? No primeiro encontro, no primeiro beijo, na fecundação, no parto? 

Tomando por base estas questões, toda a história se desenvolve. Na paixão avassaladora, que se apodera dos dois e que os leva ao grande momento - um filho. A partir desse momento ocorre logo a grande e primeira cisão - a solidez da gravidez. Em que só há tempo, tempo e mais tempo. Após o nascimento numas etapas surgem e com elas novos obstáculos: ansiedade, dúvidas, expectativas. E o grande erro cometido invariavelmente por ambas as partes. Não se libertarem e olharem para aquele novo ser como único e não uma continuação das suas próprias histórias passadas.

Uma visão sincera da maternidade e da vida de casal neste período. 

A ultima frase do filme:

"Mas o que fica, o que perdura misteriosamente, é a vida. Sim, a vida."

segunda-feira, 21 de abril de 2014

4:44 ùltimo dia na Terra

Realizador: Abel Ferrara
Actores: Willem Dafoe, Shanyn Leigh



O filme relata-nos o último dia passado na Terra, de um actor e uma pintora. E sim, é só este o tema que decorre em toda a duração deste filme aborrecido. Nem as actuações, principalmente de Dafoe, nos prende.

O que faríamos no nosso último dia na Terra? Surgem os fanáticos religiosos, os políticos, o comum dos mortais. Com base neste principio, todo o filme é pontuado por discursos políticos, o discurso de Al Gore, o Daila Lama, manifestações religiosas e imagens da cidade.

Toda a filmagem decorre em um único decor - um apartamento. Será um filme ou uma peça de teatro? 

Se souberem qual o ultimo dia na Terra, não vejam este filme.