domingo, 30 de setembro de 2012

Cirkus Columbia

Realizador: Danis Tanovic


Uma história que relata o regresso de Divko à antiga Jugoslávia, vindo da Alemanha para onde fugiu. No seu regresso após 20 anos, com uma nova mulher alemã, começa logo por junto com o actual prefeito da sua terra natal, expulsar a mulher e o filho de casa. A mulher é presa o filho solto e Divko e a nova esposa passam a habitar a casa em questão.

Todo se consegue com a influência, dinheiro e jogos de poder, desde que seja efectuado um correcto aproveitamento da situação política do local. Toda a gente têm um preço. A arrogância e prepotência do dinheiro permite esfregar a toda a aldeia a recompensa pela perda do seu gato.

Aqui surge a velha rivalidade étnica, os desejos e as marcas deixadas pela guerra. Há uma tensão constante durante todo o filme, quer por questões, pessoais, emocionais, políticas.

Um bom filme a não perder.




Cosmopolis

Realizador: David Cronenberg
Actores: Robert Pattinson, Juliette Binoche,


Estava a aguardar por este filme e as minhas expectativas não foram goradas.

Relata-nos um dia de um multi bilionário jovem, que percorre as ruas Manhattan na sua limusina, controlando ao mesmo tempo as suas jogadas de bolsa. Sempre acompanhadas por um guarda costa, que lhe passa a ideia que alguém o quer assassinar. 

A inexpressividade facial e os olhos vazios de Pattinson e toda a sua contenção ao longo desta personagem, faz deste sem dúvida o seu melhor desempenho em todos os filmes que vi dele. Descolando-se da imagem que foi criada à sua volta com o "Twilight".

Nem consigo referir todos os momentos em que este filme me deliciou, mas lembro-me agora da troca do dólar pelo Rato. A moeda Rato. Brilhante, gozo com o sistema financeiro. Aliás ao longo do filme vão surgindo personagens cada vez mais sui generis em que nos levam a reflectir nas suas ideias e comentários. Todo isto, dentro de uma limusina.

Temos depois a personagem da jovem esposa de Pattinson, na sua frieza gélida, alienamento de todo, numa crítica em si à instituição matrimonial, seguida em certas condicionantes. 

Todos os desejos contidos de violência, e o choque da sua riqueza, demonstrado na opção de compra de uma igreja. Enfim, um filme a não perder, com muito a ser dito nas entrelinhas, e com muita sensação à mistura.

Mais um excelente filme a adicionar à já vasta filmografia deste realizador que tanto gosto - David Cronenberg. Espero pelo próximo filme.

sábado, 29 de setembro de 2012

A idade do gelo 4


Pois, logo eu que adoro estes filmes, desta vez tenho que dizer que fiquei desapontada. Os anteriores fazem-me rir a bandeiras despregadas. A personagem que mais gostei deste foi da avozinha. 

O esquilo continua a ser a minha personagem favorita, com a sua eterna busca pela avelã.

Em termos de bando sonora, apreciei o facto de terem colocado um trecho de musica clássica. Nada melhor do que através de um simples filme de animação, mostrar às crianças outras sonoridades. Claro, que se os seus ouvidos não estiverem treinados, nem vão notar.

sábado, 8 de setembro de 2012

John Carter

Realizador: Andrew Staton


Não consigo entender como se pode despender dinheiro a fazer um filme destes.

Nem tenho palavras para o poder descrever.