sábado, 28 de maio de 2011

The pagan Queen

Realizador: Constantin Werner
Actores: Winter Ave Zoli, Csaba Lucas, Lea Mornar, Vera Filatova, Veronika Bellová e Adéla Dodoková



Conta a história de rainha eslava do sec. VIII Libuse que conseguia ver o futuro, tendo sido a fundadora da cidade de Praga.
Um filme fraquito.

Vermelho como o céu

Realizador: Cristiano Bortone
Actores:  Francesco Campobasso, Luca Capriotti, Simone Colombari, Marco Cocci



Baseado em factos reais conta-nos a história de Mircó, uma criança que no seguimento de um acidente aos 10 anos fica cega, tendo que ir frequentar um instituto para cegos.

Mircó através de um gravador, começa a contar histórias, recorrendo para isso aos seus outros sentidos. Desta forma, ele encontra uma outra forma de resolver "problemas".

Como é que cada um de nós enfrenta as suas situações, o seu Mundo?

Este filme leva-nos a pensar nos modelos rígidos do sistema de ensino, das limitações muitas das vezes impostas às crianças, que desta forma lhes vai ceifar por completo a sua criatividade, a sua originalidade. Em vez de esse factores próprios de cada indivíduo serem desenvolvidos livremente, não, temos o oposto a padronização, a castração.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

A arvore da vida

Realizador: Terrence Malick
Actores: Brad Pitt, Sean Penn, Joanna Going, Fiona Shaw, Pell James, Crystal Mantecon, Jessica Chastain, Lisa Marie Newmyer, Jennifer Sipes, Tamara Jolaine, Jackson Hurst. 


Conta-nos a história da vida do filho mais velho – Jack - de uma família americana dos anos 50, em que o pai austero contrabalança com a figura da mãe. Jack tenta resolver a sua relação conturbada com o pai, enquanto se sente perdido no mundo actual. As relações inocentes da juventude com a aridez e dureza da vida adulta. Com uma breve história desde o Big Bang, até às relações entre a Natureza e o Homem e as próprias relações entre os Homens.
Um filme para reflectir e não ser consumido de animo leve.
As interpretações muito contidas e perfeitas. A fotografia perfeita.
A banda sonora por vezes inexistente, mas que quando surge está presente, sente-se. A utilização da voz off ao longo do filme, dá-lhe logo outra dimensão
A não perder.

PS: Não vão ver este filme como eu, cheia de sono.... ;0)

terça-feira, 24 de maio de 2011

Estreias da semana

Yupppiiii já está em cartaz " A arvore da vida" o ultimo filme de Terrence Malick.
O grande desencantamento.
Outro que não quero perder esta semana "Banksy - Pinta a parede" sobre a street culture inglesa.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Pina

Realizador: Wim Wenders


O último de Wim Wenders é uma homenagem à grande coreógrafa alemã da dança contemporânea Pina Bausch. Uma junção que é pura nitroglicerina destas duas figuras da recente cultura alemã.

O primeiro filme a 3D que a meu ver veio beneficiar e muito com este pormenor, já que desta forma consegue-se sentir o legado emocional de Pina Bausch, sendo uma percepção diferente dos movimentos. Na sua obra nota-se a chamada dança-teatro. Tudo tinha importância neste processo criativo.

Com este filme Wim Wenders transformou a dança em cinema.

Gostei muito do filme e recomendo vivamente.

domingo, 22 de maio de 2011

Brilho de uma paixão (Bright star)

Realizador: Jane Campion
Actores: Ben Whishaw, Abbie Cornish, Paul Schneider, Thomas Sangster, Kerry Fox, Samuel Barnett e Antonia Campbell-Hughes


Uma história de amor real entre o poeta romantico inglês John Keats com Fanny Brawne, que acaba com a morte prematura do poeta.

Retrata a comunicação/incomunicabilidade entre um homme e uma mulher, nestes casos duas pessoas verbais. Ele poeta e ela com um sentido provocatório.

Um filme comovente, muito bem fotografado, com uma luz fantástica e bons enquadramentos típicos da Jane Campion.

Um bom filme para quem gosta de literatura inglesa do sec. XIX e de poesia. Mas para mim, não dos melhores se considerarmos outros filmes de época ingleses.

A Arvore

Realizador: Julie Bertucelli
Actores: Charlotte Gainsbourg, Morgana Davies, Marton Csokas, Christian Byers, Tom Russel, Gabriel Gotting e Aden Young


Uma familia em plena Australia. O pai morre em frente à sua filha Simone (Morgana Davies), que passa a acreditar que o espirito do pai se encontra na arvore ao lado de sua casa.
 
Um filme sensível e delicado. Fala de dor, sem ser lamechas, expõem a dor e a forma como cada um de nós a processa. Um filme que me soou aos ouvidos como uma doce e terna melodia lírica. Um ritmo marcadamente lento, que se torna numa catarse emocional.
 
Tal como Simone diz no filme:
 
"You have the choice to be sad or happy. I choose to be happy."  
 
Me too.

Cópia Fiel

Realizador: Abbas Kiarostam
Actores: William Shimell e Juliette Binoche


O escritor James vai a Itália dar uma palestra sobre o seu mais recente livro. Nessa viagem conhece uma mulher (Juliette Binoche) e aqui se inicia uma viagem interior, intimista.

Juliette está sublime neste filme, que exerce o lugar preponderante neste filme.

Um filme intimista, que nos leva a pensar sobre o que é verdadeiro ou falsificado. Sobre as diferentes camadas de incompreensão que temos nas pessoas, nas relações sociais e amorosas.

Algumas frases que gostei de tantas outras que aqui podia referir:

"Receio não haver nada de simples em ser simples."
 
"Não somos vermes. Não se espera que sejamos simples. Somos seres complexos. E onde é a fronteira entre uma pessoa simples e uma mente simples. Onde é a fronteira?"
 
 

Blue Valentine



Realizador: Derek Cianfrance
Actores: Ryan Gosling, Michelle Williams, Mike Vogel, John Doman, Maryann Plunkett


Casados há vários anos Cindy (Michelle Williams) e Dean (Ryan Gosling) iniciam um processo de crise, analisando o que foi o seu passado e presente. A história é nos contada em constantes avanços e recuos. Momentos de primeiro amor e sexualidade juvenil, com momentos de desencantamento.
As actuais relações humanas retratadas de uma forma muito crua, como se construi e desmorona uma relação.
O que mantem as pessoas unidas e que pelo meio do percurso se perde por completo.
O acordar violento dessa realidade.
Gostei deste realismo cru e deixa-nos a pensar no que devemos construir, nunca parando esse processo. Uma entrega total.

Ondine

Realizador: Neil Jordan
Actores: Colin Farrell, Stephen Rea, Alicja Bachleda, Tony Curran, Dervla Kirwan, Tom Archdeacon, Don Wycherley, Emil Hostina, Norma Sheahan




Uma história encantada do pescador Syracuse (Farrell), um pescador solitário e sem sorte que um dia pesca nas suas redes uma bela mulher (Alicja Bachleda). Para a sua filha Annie esta mulher é uma "selkie" (figura mitológica que surgem no folclore irlandes. Podem retirar a sua pele e transformarem-se em figuras humanas). Arrastado pela fantasia da filha ele próprio começa a convencer-se deste facto. No entanto a realidade é outra bem mais dramática e menos encantatória.
A realização de Neil Jordan torna este doce filme, num conjunto de imagens de conto de fadas. Para esse sentimento muito influencia toda a cor do filme. As tonalidades.
Uma fantástica banda sonora - Sigur Ros




Uma terna história de amor, que gostei de ver.
Quem não quer acreditar no impossível?


Eu quero e não desisto deste impossível......

Biutiful

Realizador:  Alejandro González Iñárritu
Actores: Javier Bardem, Maricel Álvarez, Hanaa Bouchaib, Guillermo Estrella, Eduard Fernández, Cheikh Ndiaye, Diaryatou Daff, Taisheng Cheng, Jin Luo 2


Uma história de paternidade, de amor entre um pai e os seus filhos. Uxbal (Javier Bardem) um homem em conflito que tenta reconciliar a sua vida, a sua morte lenta, com o amor aos filhos  e as ruas violentas de Barcelona. 
Após descobrir que tem um cancro terminal, o que fazer aos seus filhos, com uma mãe bipolar e louca? A quem deixar o pouco dinheiro que tem, de forma a garantir alguma segurança aos seus filhos, quando na realidade ele não tem ninguém?
Uma viagem pela alma de Uxbal, uma bela alma colocada na pior das situações. 
Como a vida das pessoas pode ser um autentico filme de terror.
Um filme simbólico, e "beautiful".